Exposições artísticas na Estação Cultural de Olímpia destacam obras de Washington Maguetas e resgate da memória ferroviária

Compartilhe esta notícia:

Mostras gratuitas trazem o melhor do artista taquaritinguense e promovem uma viagem histórica pelos trilhos do passado.

A Estação Cultural de Olímpia recebe desde o último sábado (24 de junho) duas novas exposições artísticas que encantam o público. As mostras, que celebram as festividades do Padroeiro da cidade, São João Batista, foram inauguradas simbolicamente em um evento restrito na sexta-feira (23) à noite, e agora estão abertas à visitação gratuita.

Uma das exposições destaca o renomado artista plástico impressionista brasileiro, Washington Maguetas, natural de Taquaritinga. Reconhecido como um ícone de sua geração, Maguetas é admirado por suas belas obras de arte, tanto no Brasil como no exterior. A exposição intitulada “O Melhor de Maguetas – As Paisagens Impressionantes”, com curadoria de Edna Carla Stradioto, artista plástica e curadora de São José do Rio Preto – SP, apresenta uma seleção especial do acervo do artista, revelando suas melhores produções ao longo de suas duas fases distintas.

Na primeira sala da Estação Cultural de Olímpia, os visitantes serão envolvidos por obras especialmente produzidas com técnica de pintura à óleo sobre placa de madeira. Já na segunda sala expositiva, poderão apreciar os trabalhos mais recentes do pintor, nos quais se percebe uma intervenção de contornos mais definidos e uma busca pelo realismo, resultado da nova forma de composição e trabalho do artista.

A segunda exposição, intitulada “Reminiscência Ferroviária” e com curadoria de Rafael Schunk, traz um resgate das memórias afetivas de uma época marcante no desenvolvimento das cidades brasileiras, incluindo Olímpia. A mostra apresenta obras de Joaquim Pereira Antunes Filho, com pinturas à óleo sobre tela, água-tinta e alguns objetos de antigas estações e ferrovias. Essas peças retratam aspectos culturais, arquitetônicos, design e o patrimônio histórico presente no percurso entre a Baixada Santista e a cidade de Jundiaí nos séculos XIX e XX. A exposição preserva a história dos transportes ferroviários no Brasil, oferecendo aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo.

Além dessas duas novas mostras, a Estação Cultural de Olímpia continua aberta para a exposição “Lasar Segall: Imagens do Brasil”, composta por 35 gravuras reimpressas no ateliê de gravura do Museu Lasar Segall. A mostra oferece um panorama do engajamento do renomado pintor Lasar Segall com temáticas sociais, como as séries “emigrantes” e “o mangue”. Nascido na Lituânia em 1889 e radicado no Brasil a partir de 1923, Segall é reconhecido como um dos grandes nomes da arte moderna brasileira.

As três exposições podem ser visitadas gratuitamente na Estação Cultural de Olímpia, de terça a domingo, das 15h às 21h. Essa é uma oportunidade imperdível para apreciar o talento de Washington Maguetas, mergulhar na história ferroviária do país e se encantar com as imagens marcantes de Lasar Segall. Não deixe de conferir!

Compartilhe esta notícia: